sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Atividades de História


Respostas 
Aula 6:
1.nó,índio, corrente, trabalhar, desato, etc.
2.O toré é um ritual sagrado dos povos índigenas, dançado nas comemorações e nas retomadas, com canções que lembram as lutas, as conquistas e as histórias dos povos indígenas.
3. 2, 1, 4, 3
4.Oi desenrola essa corrente.
Esse nó tá dado, eu desato já!
Deixa o índio trabalhar.
Quem quiser conhecer nossa força venha dançar o toré.
5. o texto e desenhos ficam ao critério de cada um.

Aula 7:
1.Pondo-se de joelhos, no mesmo ponto choveu com tanta abundância ...
Os seus métodos catequéticos recomendados oficialmente aos missionários do Maranhão.
2.missionário, como, métodos, Maranhão, observar.
3.um processo de destruição, onde diversos crimes eram postos em prática em nome de um “desejo maior”: a ambição portuguesa e a expansão do catolicismo.
4.a)Sim. Ocupar não significava “encher” o território de portugueses, mas fazer dos índios servidores da Coroa Portuguesa.
b)Uma das situações mais caoticas do sertão e o período de seca, portanto uma pessoa que soubesse fazer chover seria altamente respeitada e até mesmo adorada neste território.
5.Os índios descobriram a verdade sobre o padre que sabia fazer chover.
Os índios não desejavam ter nenhum contanto com o homem branco.
Os índios não acreditavam nas boas intenções da expedição portuguesa.

Aula 8:
1.Resposta pessoal.
2.a)Governador de Pernambuco.
b)Governador do Ceará – Manuel Ignácio de Sampaio.
c)Antônio Bezerra.
3.... estabelecendo o modo por que se haviam de haver ciganos, a que êlle qualificava de raça de vadios e pertubadôres do socégo público.
Temos convicção de que o povo cearense tem no sangue uma parte do sangue de cigano.
4.a)sim, já que a história é constituída de versões sobre os fatos ocorridos.
b)os costumes, aspectos físicos, etc.
c)Antônio Bezerra produz uma interpretação dos documentos e dos acontecimentos que tem acesso, o que o possibilita criar uma versão sobre aqueles determinados fatos.

Aula 9:
1.caça palavras
2.a)doação desde o período colonial e legalização das terras ocupadas sem autorização.
b)por meio da compra  de títulos.
c) Segundo Império.
3.A) Os vigários de cada uma das freguesias do império são os encarregados de receber as declarações para o registro de terras.
b)Instruirão seus frequeses da obrigação, em que estão, de fazerem registrar terras, que possuírem, declarando-lhes os prazos, em que o devem fazer, as penas que incorrem, e dando-lhes todas as explicações, que julgarem necessários para o bom cumprimento da referida obrigação.
4.Estas instruções serão dadas nas Missas concentuais, publicadas por todos os meios, que parecerem necessários para o conhecimento dos respectivos frequeses.
5.uma parcela da população ficaria de fora, primeiros os que morassem longe e raramente viesse a igreja como também os agricultores e pessoas analfabetas, muito comum naquele momento.
6.Não, porque durante todo o poema fica claro que a única terra que Severino teve direito foi o espaço reservado a sua cova.

Aula 10:
1.a.(...)Até agora, não pudemos saber se há ouro ou prata nela(...).
(...)o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar está gente.
b)A intenção deles era retirar desta terra todas  as riqeuzas, catequizar os índios e principalmente esta carta serve marcar território, dizer que eles foram os primeiros e portanto, sentiam-se donos.
2.a superioridade do europeu em relação ao outro, que por está em desacordo com os padrões do velho mundo, eram considerados selvagens e tendo como salvadores os portugueses.
3.C
4.a) observa-se no quadro o estranhamentos dos nativos para com os portugueses, bem como a falta de interação entre eles.
b)afirmação de posse, espetáculo para amedrontar os índigenas, querendo mostrar a superioridade mítica e religiosa dos portugueses.
5. prova – interpretem – documentos – jornal – presente.
6.I, II, IV, III.

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